MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sistema de Gestão Acadêmica na pós-graduação já apresenta ganhos

Quarta-feira, 17 de maio de 2017
Última modificação: Quarta-feira, 31 de maio de 2017

Informatizar a gestão do CEFET-MG, simplificar a comunicação entre os setores e tornar o acesso aos sistemas mais rápidos e amigáveis. Estes são alguns dos ganhos que o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) já apresenta para os professores, alunos e técnicos que já o utilizam na pós-graduação.

Desde o início do semestre o SIGAA substituiu o antigo sistema, Qualidata, para os estudantes de mestrado e doutorado. O secretário de Governança da Informação, Ulisses Cotta Cavalca, explica que o uso do novo sistema na pós-graduação foi fruto de um contato entre a SGI, a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e as coordenações dos cursos. O primeiro passo, afirma Ulisses, foi “revisar e revalidar a integridade dos dados e cadastros do sistema como um todo, para evitar inconsistências”.

Os ganhos já podem ser sentidos. As inscrições para alunos regulares no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e para alunos especiais nos mestrados de Engenharia da Energia e Administração estão abertas e serão realizadas pelo sistema. A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração, professora Laíse Ferraz Correia, conta que é a primeira vez fazendo a seleção online. “Fazíamos tudo por papel”, explica. “Agora, tentaremos fazer totalmente pelo SIGAA – isso tem um potencial muito bom. Podemos inserir o edital, que é enviado diretamente para a DPPG, que também pode aprová-lo pelo sistema”. Depois da inscrição dos candidatos, conta Laíse, todo o processo também pode ser acompanhado por lá, como a conferência de documentos dos estudantes.

A professora afirma que muitas rotinas que não eram possíveis no Qualidata agora podem ser feitas, como realizar diretamente o aproveitamento de créditos. O professor Renato Caixeta da Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, diz que o SIGAA dá mais autonomia a cada programa. Ele facilita processos que não precisam mais ser dependentes de outros setores, como emitir um certificado sem a necessidade de passar pelo Registro Escolar, por exemplo. O SIGAA permite também, para Renato, diminuir a necessidade de atendimento pessoal: muitos serviços poderão ser disponibilizados online.

Tanto Laíse quanto Renato relatam ainda estarem se acostumando com o novo processo. Ulisses, no entanto, afirma que o estranhamento é temporário. “Já temos diversos processos implementados, como diários, lançamentos de notas e faltas, feitos em uma interface mais otimizada, rápida e amigável”. A SGI fez treinamentos com professores da pós-graduação para apresentar o novo sistema que, no segundo semestre, deve começar a ser usado na graduação e em 2018 no ensino técnico.

SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um dos três sistemas base que compõem o Sistema Institucional Integrado de Gestão (SIG), que inclui ainda o Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

O uso no CEFET-MG é fruto de um termo de cooperação assinado com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo, são 28 módulos que estão sendo implementados de maneira gradativa, com a previsão de que o sistema esteja totalmente em uso em fevereiro de 2019. Para o secretário de Governança da Informação, Ulisses Cavalca, um dos ganhos dos novos sistemas é centralizar a administração no CEFET-MG, não dependendo de outras empresas para isso.

Saiba mais

Como pós-graduandos podem usar o SIGAA

CEFET-MG dá início à implantação de Sistema Integrado de Gestão

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG