MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Workshop no campus II abordará “computação em nuvem”

Quinta-feira, 17 de agosto de 2017
Última modificação: Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

No próximo dia 12 (quarta-feira), o auditório do Departamento de Computação (Decom) do campus II do CEFET-MG recebe palestras de professores da Universidade de Coimbra (Portugal) sobre “Infraestrutura, segurança e confiabilidade em ambientes de cloud computing” (computação em nuvem). O workshop integra plano de trabalho que está sendo formalizado entre as instituições e é destinado aos alunos e professores do CEFET-MG.

Além da apresentação dos objetivos do projeto, os participantes irão conhecer as linhas de pesquisa propostas e as possibilidades de desenvolvimento de trabalhos de mestrado e doutorado nas duas instituições. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo formulário online.

A Secretaria de Governança da Informação (SGI) do CEFET-MG é responsável pela proposta do plano de trabalho, que busca viabilizar a implantação de cluster acadêmico, propostas de benchmarking (avaliação de desempenho) de segurança, dentre outros. O plano também prevê maior interação entre a parte técnica e acadêmica do CEFET-MG, promovendo capacitação para os técnicos administrativos.

O que é cloud computing?
Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, com o uso de recursos compartilhados, software e informações que permitam acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à internet.
(Fonte: www.techtudo.com.br)

Serviço
Workshop Infraestrutura, segurança e confiabilidade em ambientes de cloud computing
12 de julho – quarta-feira
Auditório 101 do Departamento de Computação (Decom) do campus II do CEFET-MG
Inscrições pelo formulário online
Contato: charles@cefetmg.br

Programação
15h – Apresentação do projeto da cooperação: objetivos e oportunidades
15h15 – Palestra do professor Marco Vieira – Dependability and Security Assessment Research at the University of Coimbra
16h – Palestra do professor Nuno Antunes – Evaluating Intrusion Detection Systems in Virtualization Environments
Acesse a programação detalhada