MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Adesão temporária ao home-office ampliou demanda por tecnologia

Terça-feira, 19 de maio de 2020
Última modificação: Terça-feira, 19 de maio de 2020

“De repente” o colega de trabalho já não está na mesa ao lado e o computador utilizado para o acesso às planilhas ou outras tarefas já não é mais o institucional. Foram muitas as mudanças desde o mês de março, quando a maioria das empresas e instituições, como o CEFET-MG, migrou do trabalho presencial para o remoto (em casa). A mudança foi necessária como alternativa para conter o rápido avanço do novo coronavírus (COVID-19).

Nessa nova conjuntura, ainda que temporária, tecnologias disponibilizadas anteriormente pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) são essenciais para tornarem a troca de informações mais segura e para a realização do trabalho a distância.

No quesito segurança, por exemplo, a recente implantação da nova VPN (Virtual Private Network, rede privada virtual em português) permitiu a criação de um “túnel” seguro para o tráfego dos dados entre o dispositivo do usuário e a rede institucional, garantindo que somente os servidores da Instituição tenham acesso à rede da Instituição. Uma mudança importante em um momento que a maioria dos colaboradores utiliza computadores em suas casas.

Outra medida de segurança viabilizada pela DTI é o acesso, via firewall, aos serviços e recursos computacionais do CEFET-MG, o qual detecta e previne invasões ao sistema e informa ao setor caso alguém tente ingressar indevidamente na rede. Nesses casos, o acesso indevido é automaticamente interrompido.

Facilidades para o desenvolvimento do trabalho remoto

A Diretoria de Tecnologia da Informação oferece alternativas como a tecnologia VoIP (Voz sobre IP), por meio da qual o servidor, em trabalho remoto, utilizando o mesmo número de seu telefone/ramal institucional, recebe e efetua chamadas telefônicas pela Internet. Dessa forma, é mantida a formalidade do contato profissional e os servidores não necessitam usar seus telefones pessoais.

Já para solucionar a necessidade de reuniões, inviáveis em época de isolamento, a Conferência Web, disponibilizada pela DTI e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), tem sido a opção adotada por muito dos colaboradores. Por meio dessa plataforma, é possível encontrar-se virtualmente a partir de uma estação de trabalho (computador, notebook, smartphone ou tablet) conectada à Internet. No espaço, é permitido compartilhar vídeos, áudios e textos.

Redação – Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG