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CEFET-MG

Telecomunicação

Última modificação: Quarta-feira, 20 de maio de 2020

1. Descrição

Provê serviços de telefonia (VoIP, móvel e fixo) para os usuários da instituição.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.

3. Benefícios

Uso contínuo dos serviços de telefonia para execução de suas atribuições dentro da instituição;

4. Pré-requisitos

4.1. Para telefonia Fixa:

  •  Disponibilidade de aparelho telefônico e ramal;
  •  Aparelho telefônico devidamente conectado ao ponto de rede e com configuração do ramal;
  •  Concessão de permissão individual de acesso externo para uso de telefonia (senha pessoal).

 

4.2. Para telefonia Móvel:

  • Autorização da Diretoria Geral.

 

4.3. Para telefonia VoIP:

  • Disponibilidade de aparelho telefônico VoIP ou uso de softphone devidamente conectado à de rede de dados institucional e com configuração do ramal;
  • Concessão de permissão individual de acesso para uso da telefonia VoIP (usuário e senha pessoal).

 

5. Como utilizar

5.1. Para telefonia Fixa:

  • A utilização dos serviços de telefonia é possível após a instalação do aparelho e configuração do ramal. Esta atividade é realizada pela unidade organizacional Prefeitura na unidade sede e pelo Núcleo de TIC nas demais unidades, mediante disponibilidade de aparelhos e ramais na unidade.
  • A instalação do aparelho permitirá ligações DDD Nacional e entre ramais. Caso sejam solicitadas permissões para ligações adicionais, essas deverão ser justificadas e analisadas de acordo com o alinhamento estratégico da instituição.
  • A solicitação de instalação deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom” e escolhendo a ação “movimentar ramal telefônico comum (Instalar, remanejar, retirar, substituir aparelho)”.
  • A senha pessoal de acesso externo para uso de telefonia deve ser cadastrada na unidade organizacional Prefeitura na unidade sede e junto ao Núcleo de TIC nas demais unidades.
  • Para iniciar uma ligação externa, deve ser digitado o número “0”, logo após a senha de acesso e o número de destino, seguindo o padrão (0+DDD) + NÚMERO DE DESTINO sem o DDD. Ex: 055 3456-7788.
  • Para ligações a serem efetuadas para ramais internos não se faz necessário o uso da senha pessoal, nem digitar o número “0” antes de digitar o ramal.

 

5.2. Para telefonia Móvel:

  • A utilização deve ser realizada de acordo com o pacote de voz e dados previstos no contrato institucional.

     

5.3. Para telefonia VoIP:

  • A solicitação de instalação deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br), escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Telecom” e escolhendo a ação “movimentar ramal telefônico VoIP (Instalar, remanejar, retirar, substituir aparelho)”.
  • No caso de utilizar softphone, realizar as configurações de acordo com os manuais:
  • Devido à pandemia do coronavírus, o serviço de telefonia VoIP está disponível externamente, ou seja, fora das dependências da instituição, para o servidor em trabalho remoto. Para utilizá-lo é necessário, além de uma conexão à Internet, permanecer conectado à VPN institucional (Rede Privada Virtual – Acesso Remoto). Ainda nesse contexto, é possível solicitar o mapeamento entre um ramal convencional (Campus I ou Contagem – serviço em expansão) e um ramal VoIP, por meio do qual o servidor, em trabalho remoto, utilizando o mesmo número de seu telefone/ramal institucional, recebe e efetua chamadas telefônicas pela Internet. Dessa forma, é mantida a formalidade do contato profissional e os servidores não necessitam usar seus telefones pessoais.

 

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Telecom”.

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é a INFRA-TI/DTI na unidade sede e o Núcleo de TIC nas demais unidade.

7. Conteúdo técnico

  • Não se aplica.

 

8. Unidades em que o serviço está disponível

  • Todas as unidades da instituição, exceto a telefonia VoIP (em implantação – favor consultar).