CEFET-MG

Portal Web: OpenCMS

1. Descrição

  • Sistema institucional responsável pelo gerenciamento de conteúdo do portal institucional e dos sites das diversas unidades organizacionais (acadêmicas, administrativas, de direção, colegiadas, dentre outras).

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos) e estagiários.

3. Benefícios

  •  Ambiente de trabalho totalmente baseado em navegador, facilitando acesso e mobilidade;

  •  Cada conteúdo possui um proprietário e um grupo associado a acessos e permissões, garantindo controle de acesso;
  •  Mecanismo prevê duas perspectivas do projeto: “Online” e “Offline”, oferecendo um ambiente em que as mudanças podem ser analisadas antes do projeto ser publicado;
  •  Sistema de agendamento que permite publicar ou remover conteúdo periodicamente ou após um tempo específico.

4. Pré-requisitos

  •  Conta e e-mail institucionais com vínculo atualizado;
  •  Concessão de permissão de acesso ao OpenCMS;

  •  Permissão de acesso para edição do site solicitado no Portal.

5. Como utilizar

  • A utilização do Portal Web (OpenCMS) é realizada após habilitação de acesso ao sistema .  Cada site a ser editado exige uma permissão específica a ser concedida pelo administrador da ferramenta. As permissões podem ser requisitadas por meio da central de serviços na opção “Portal Web (OpenCMS)”.
  • Após habilitação necessária, o usuário estará apto a utilizar o sistema, efetuando acesso por meio do endereço: “http://www.sgi.cefetmg.br/system/login“, utilizando login e senha institucionais.

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Portal Web (OpenCMS)”.

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

  •  Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

  •  Todas as unidades da instituição.