MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Correio Eletrônico (E-mail Institucional) – Conteúdo técnico

Última modificação: Segunda-feira, 30 de outubro de 2023

1. Funcionalidades

Correio:

  • Filtros customizáveis:
    Os Filtros permitem classificar as mensagens em pastas, de acordo com critérios como destinatário, assunto, palavra-chave, etc;
  • Gerenciamento por pastas:
    Na barra lateral, à esquerda, estão localizadas as pastas básicas, como Entrada, Enviado, Lixeira, etc;
  • Resposta automática de e-mails (Opção para férias ou ausência):
    Quando se habilita esta opção, ocorre a respostas aos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa;
  • Lista de rejeição automática de mensagens:
    Quando se habilita esta opção, mensagens de endereços específicos podem ser excluídas, marcadas ou movidas para pasta especificada;
  • Encaminhamento automático:
    Quando se habilita esta opção, ocorre o encaminhamento dos e-mails automaticamente com uma mensagem informativa;
  • Utilização de contas remotas:
    A funcionalidade de Contas Remotas permite que o novo sistema de e-mail do CEFET-MG seja usado para visualizar mensagens de contas de outros sistemas de e-mail, como Gmail, Outlook, Yahoo, etc.

Calendário:

  • Gerenciamento de eventos:
    Permite registrar eventos e compartilhar com outros (agenda compartilhada);

Contatos:

  • Catálogo de contatos pessoais:
    Permite cadastrar e localizar contatos de usuários pessoais;
  • Catálogo de contatos do CEFET-MG:
    Permite localizar contatos de outros usuários do CEFET-MG;

Tarefas:

  • Gerenciamento de tarefas com alarme;
  • Escrever anotações.

Gentileza acessar o manual do correio eletrônico para mais informações.

2. Configuração de cliente IMAP/POP e SMTP

As configurações necessárias para o uso do correio eletrônico do CEFET-MG em aplicativos clientes são dos protocolos de recebimento (POP ou IMAP) e envio (SMTP). Detalhes das configurações podem ser encontradas no “Manual de configuração POP, IMAP e SMTP”.

3. Contas de e-mail funcional (contas de setor)

Pré-requisito: Os membros do setor precisam ter conta no sistema de identificação única do CEFET-MG (https://iu.cefetmg.br). As contas de setor disponibilizadas no novo serviço de correio eletrônico institucional utilizam o recurso de “caixa postal compartilhada”. O chefe do setor, por meio de um registro na Central de Serviços de TI (http://cs.sgi.cefetmg.br), solicita a criação do endereço “nomedosetor@cefetmg.br” na categoria “Correio Eletrônico > Gerenciar conta de e-mail funcional” e indica os membros da equipe que podem acessar a caixa postal compartilhada. As mensagens recebidas pelo endereço do setor permanecem armazenadas em uma caixa postal onde todos os membros autorizados podem ler, marcar com etiquetas e apagar. Atenção: por ser uma caixa postal compartilhada, as operações realizadas por um membro refletem para todos, inclusive a exclusão de mensagens. Ao enviar uma mensagem a partir do webmail (https://email.cefetmg.br) é possível selecionar a identidade do remente correspondente ao e-mail do setor.

4. Grupos de discussão e listas de distribuição

O serviço de correio eletrônico institucional destina-se ao envio de mensagens entre seus usuários e também à comunidade externa e obedece limites de destinatários simultâneos (endereços em cópia) a fim de coibir o uso inadequado do serviço. O limite atual é de até 30 destinatários por envio, além de análises automáticas de frequência de cópias por minuto e hora. Na hipótese dos limites não serem observados e extrapolados pelo usuário, o envio a partir do endereço de e-mail poderá, por segurança, ser automaticamente bloqueado por um determinado período de tempo.

Caso necessite de manter comunicação frequente com um conjunto de destinatários ou distribuir mensagens em massa a eles, o serviço mais adequado e preparado para essa finalidade é o Grupos de e-mails. Acesse a página do serviço para mais informações.

5. Dúvidas frequentes

Acesse as dúvidas clicando aqui.