CEFET-MG

Desenvolvimento de Sistemas

1. Descrição

Serviço destinado a prover o desenvolvimento e/ou implantação de novas soluções de sistemas de informação que venham proporcionar melhoria nos processos internos da instituição.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos).

3. Benefícios

  •  Melhoria dos processos administrativos e operacionais da instituição;

  •  Eficiência operacional dos serviços prestados à comunidade;

  •  Inovação tecnológica institucional.

4. Pré-requisitos

  •  Alinhamento da demanda com os objetivos estratégicos previstos no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional);
  •  Aprovação prévia de, no mínimo, uma diretoria ou secretaria especializada.

5. Como utilizar

Abrir uma solicitação na Central de Serviços, selecionando uma requisição para o serviço “Desenvolvimento de Sistemas”. A solicitação deve ser feita por meio de uma descrição sucinta, porém suficientemente esclarecedora, do escopo da demanda.

Além da justificativa para se desenvolver e/ou implantar o sistema, é necessário constar as seguintes seções abaixo:

5.1 Representante da demanda

É necessário indicar o nome, matrícula SIAPE e contato da pessoa que será a representante da demanda, com competência e conhecimentos para agir como ponto central para esclarecimentos e solução de dúvidas da equipe técnica.

5.2 Abrangência

Visando identificar a abrangência do sistema, a demanda deve ser feita indicando quais usuários serão beneficiados pelo sistema proposto. Exemplo: Servidores docentes, servidores técnico-administrativos, alunos, candidatos de processo seletivo, ex-alunos, setores e unidades administrativas da instituição.

5.3 Prazo para atendimento da demanda

Caso exista um prazo fixo e sem possibilidade de negociação para conclusão do desenvolvimento do sistema, é necessário citar a data e justificar, com amplo esclarecimento, a importância do cumprimento deste prazo.

6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Desenvolvimento de Sistemas”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Escritório de Projetos (EP), cujo endereço de e-mail é sinapse@dri.cefetmg.br.

7. Conteúdo técnico

não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.