CEFET-MG

Acesso Remoto

1. Descrição

Acesso remoto à rede de dados institucional para usuários do CEFET-MG a partir de uma rede virtual privada (VPN) com suporte a comunicação criptografada.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.

3. Benefícios

  •  Uso de sistemas restritos à rede interna de instituição;
  •  Uso do Portal de Periódicos da CAPES;
  •  Comunicação protegida por criptografia.

4. Pré-requisitos

  •  Estação de trabalho (computador, notebook) devidamente conectado à Internet;
  •  Estação de trabalho (computador, notebook) devidamente configurado para acesso remoto (item 5.2);
  •  Conta institucional do usuário com vínculo atualizado;
  •  Conta institucional com adesão ao acesso remoto (item 5.1).

5. Como utilizar

5.1. Adesão ao acesso remoto

 Realizar adesão ao serviço: portal de adesão

5.2. Acesso remoto

 Manual de configuração e política de uso: download

6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Acesso Remoto”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.