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CEFET-MG

Acesso Remoto

1. Descrição

Acesso remoto à rede de dados institucional para usuários do CEFET-MG a partir de uma rede virtual privada (VPN) com suporte a comunicação criptografada.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviço.

3. Benefícios

  •  Uso de sistemas restritos à rede interna de instituição;
  •  Uso do Portal de Periódicos da CAPES;
  •  Comunicação protegida por criptografia.

4. Pré-requisitos

  •  Estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) devidamente conectado à Internet;
  •  Estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) devidamente configurado para acesso remoto (item 5.2);
  •  Conta institucional do usuário com vínculo atualizado;
  •  Conta institucional com adesão ao acesso remoto (item 5.1).

5. Como utilizar

5.1. Adesão ao acesso remoto

A  adesão ao serviço de acesso remoto deve ser realizada obrigatoriamente a partir de alguma estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) conectada à rede interna do CEFET-MG.

Para realizar a adesão, acesse o link: portal de adesão.

5.2 Renovação da adesão ao acesso remoto

A adesão ao acesso remoto é válida por 6 (seis) meses, podendo ser renovada a partir de alguma estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) conectada à rede interna do CEFET-MG ou via acesso remoto (VPN). Uma mensagem de aviso de expiração próxima é enviada ao endereço de correio eletrônico institucional do usuário.

Após expiração, é exigida uma nova adesão, conforme o item 5.1, ou seja, realizada obrigatoriamente a partir de alguma estação de trabalho (computador, notebook, smartphone) conectada à rede interna da instituição.

Para realizar a renovação ou consultar a data de expiração da sua adesão, acesse o link: portal de adesão.

5.3. Acesso remoto

 Manual de configuração e política de uso: download.

6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Acesso Remoto”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.