CEFET-MG

Conta Institucional

1. Descrição

A conta institucional é a credencial essencial para usufruir dos serviços digitais da instituição. Esta conta consiste de um nome de usuário (login) e uma senha, exclusivos.Para servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e prestadores de serviços, a criação desta conta habilita o acesso a um pacote básico de serviços: Correio Eletrônico, Central de Serviços, Moodle Institucional, Lista de Discussão e Serviço de Impressão.Para alunos, a criação desta conta permitirá aos mesmos o acesso a diversos serviços de informação: Sistema Acadêmico, Sistema de Biblioteca (Empréstimo de livros), Moodle Institucional e Rede Wireless.Para servidores docentes, a existência da conta unificada habilita acesso à plataforma SINAPSE (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços) para uso do módulo de Guichê Eletrônico, o qual oferece recursos para a submissão de projetos de pesquisa e extensão.Essa conta também habilita, para todos os usuários, a consulta de créditos pessoais para uso do refeitório.

2. Usuários diretos

 Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e alunos.

3. Benefícios

3.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

  •  Possibilidade de uso do serviço de impressão;

  •   Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis.

3.2. Para discentes:

  •  Possibilidade de acesso à rede wireless, a partir de dispositivos móveis.

4. Pré-requisitos

 Ser servidor, estagiário, prestador de serviço da instituição ou aluno regularmente matriculado.

5. Como utilizar

O cadastro da conta unificada é disponibilizado de formas distintas para as categorias servidores/estagiários/prestadores de serviço e para a categoria discente, conforme especificado a seguir:

5.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

Preferencialmente, a criação de conta institucional deve ser solicitada pela chefia imediata à qual o usuário está subordinado, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Caso  a solicitação seja feita por terceiros, será submetida à validação da chefia imediata.

  • Os seguintes dados do usuário deverão ser fornecidos nesta ocasião:
  •  Nome completo;
  •  Telefone(s) de contato;

  •  CPF;
  •  Tipo de vínculo (ex. Docente, Técnico-Administrativo, Estagiário ou Terceirizado);
  •  UORG de exercício;
  •  Chefe imediato;
  •  E-mail para contato;

  •  Sugestão de nome para a conta (palavra antes do @ que aparecerá no e-mail).

A alteração da senha da conta institucional pode ser realizada na plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br) , usando a senha atual.  Após autenticação, selecionar “Alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela.

Caso ocorra o esquecimento da senha, procurar o Núcleo de TIC da respectiva unidade para efetuar a sua recuperação.

5.2. Para discentes:

A criação da conta unificada para discentes é realizada por meio de autocadastramento na plataforma SINAPSE (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços). Para tanto, deve-se acessar o menu “Aluno”, opção “Conta Unificada” no site principal da instituição. Ao final dos procedimentos previstos nesse autocadastramento, será habilitada uma conta para o aluno cujo login será seu número de matrícula acadêmica e cuja senha será definida pelo aluno durante o processo.Para realizar o autocadastro os alunos deverão estar regularmente matriculados e com os dados pessoais (nome, CPF, data de nascimento, nome da mãe) atualizados no Sistema Acadêmico.A alteração da senha da conta institucional pode ser realizada na plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br) , usando a senha atual.  Após autenticação, selecione “alterar senha” e seguir as instruções informadas em tela. Caso ocorra o esquecimento da senha, deve-se acessar a plataforma SINAPSE (https://www.sinapse.cefetmg.br),  procurar a opção que permite solucionar esse problema e seguir as instruções em tela para recuperação da senha.

6. Suporte técnico

6.1. Para servidores, estagiários e prestadores de serviço:

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Conta Institucional”.Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

 6.2. Para discentes:

Se durante o processo de criação ou de recuperação de senha da conta unificada, o sistema SINAPSE informar algum erro ou se verificar a necessidade de atualização dos dados pessoais,  deve-se procurar a Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRA) da unidade em que o aluno está matriculado.No caso de erro informado pelo sistema, a SRA analisará o caso e, sendo pertinente, irá reportá-lo à área de TI, via Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br).

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.