CEFET-MG

Ferramentas de Ensino e Apoio: Moodle

1. Descrição

O Moodle Institucional do CEFET-MG é uma ferramenta de apoio ao ensino disponível aos membros da comunidade de usuários, que utiliza um ambiente virtual de aprendizagem.

Os cursos e atividades podem ser ministrados no formato de educação à distância, semipresencial ou de apoio ao ensino presencial. Pode ser também utilizado como ambiente de compartilhamento de conteúdo para grupos de trabalho.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários, prestadores de serviço e alunos.

3. Benefícios

  •  Permite publicar e gerir curso e atividade em ambiente virtual;
  •  Possibilita meios alternativos de comunicação entre docentes e discentes, por meio de fóruns, chats, notícias e mensagens internas;
  •  Permite publicar e gerir ambiente de compartilhamento de conhecimento entre participantes de grupo de trabalho ou desenvolvimento de projetos.

4. Pré-requisitos

  •  Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet ou smartphone) devidamente conectado à internet;
  •  Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet ou smartphone) que possua instalado os softwares necessários ao processamento dos diversos documentos publicados nos cursos/ atividades de grupos de trabalho em que o usuário será gestor/participante;
  •  Conta institucional do usuário com vínculo atualizado;

  •  Para atividades acadêmicas, o requerente deverá ser coordenador ou chefe de departamento do curso ao qual a disciplina está vinculada; 

  •  Para atividade administrativa (grupo de trabalho) o requerente deverá ser o chefe da unidade organizacional dos participantes;

  •  A gestão de conteúdo em qualquer atividade ou curso é de exclusiva responsabilidade do respectivo tutor.

5. Como utilizar

Para utilizar o Moodle, o usuário deve acessar o link indicado no site institucional ou o endereço : “https://moodle.cefetmg.br/”, utilizando login e senha institucional.

No primeiro acesso, a ferramenta disponibiliza um formulário que permite configurar o perfil do usuário.

5.1. Como acessar um curso/atividade

 Após o login, localizar o curso/atividade na categoria de cursos disponível na tela inicial. Caso seja solicitado código de inscrição, entrar em contato com o tutor.

 5.2. Como gerenciar tutor, categoria e curso/disciplina/ambiente

 Qualquer destas solicitações deve ser realizada por meio da Central de Serviços de TIC, escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Ferramenta de Ensino e Apoio (Moodle)” .

6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Ferramentas de Ensino e Apoio (Moodle)”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.