MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sistemas Institucionais

  • A rubrica de serviços “Sistemas Institucionais” agrega recursos que suportam processos organizacionais complexos e transversais, uma vez que podem envolver a participação de variadas unidades de trabalho e atores institucionais. Atualmente, cinco serviços estão nela reunidos: (1) Acadêmico/Qualidata, (2) Administrativo/Sinapse, (3)  Patrimonial/SIE e (4) Questionário Eletrônico/LimeSurvey.
  • “Acadêmico/Qualidata” corresponde ao sistema que suporta as atividades de registro e controle acadêmico para o nível técnico. Engloba as diversas etapas que caracterizam a vida estudantil, desde o ingresso do aluno até a emissão do seu diploma de conclusão. A SGI (Secretaria de Governança da Informação) hospeda e gerencia o funcionamento da aplicação (software), enquanto a SRCA (Secretaria de Registro e Controle Acadêmico) a opera na condição de área usuária-gerente da ferramenta. Desse modo, ela coordena a implementação das regras de negócio e executa as rotinas administrativas que constituem a gestão dos dados de alunos, disciplinas, cursos, matrizes curriculares, frequência, notas e de conteúdo ministrado, bem como especifica os perfis e permissões de acesso de cada grupo de usuários que utilizam a aplicação. A SRCA é, também, responsável pelo cadastro de tais usuários e sua habilitação para uso do sistema.
  • “Administrativo/Sinapse” é uma aplicação inteiramente desenvolvida na instituição pela SGI, resultando de um projeto que, dentre outros objetivos e produtos, buscou integrar diferentes bases de dados e sistemas de informação já em operação e oferecer novas funcionalidades, novo tratamento aos dados (quando necessário) e automatização, em variadas áreas, de processos de trabalho não suportados em outras ferramentas computacionais. Dada essa missão, o Sinapse (Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços) veio a ser constituído por uma gama de módulos interconexos que atendem distintas demandas por automatização de atividades/tarefas via sistema de informação, tendo como referência outras aplicações de base (como por exemplo, o Siafi, o Sigepe, o Sistema Acadêmico e o Sistema de Bibliotecas).
  • “Patrimonial/SIE” “Patrimonial/SIE” é uma ferramenta que efetua o controle patrimonial de bens/ativos, registrando a localização, suas movimentações e avaliações. Trata-se de um módulo da aplicação SIE (Sistema de Informações Educacionais), desenvolvida pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). O sub-sistema tem como área usuária-gerente a SLOG (Superintendência de Logística).
  • “Questionário Eletrônico/LimeSurvey” é destinado à aplicação de questionários online e se baseia na filosofia de software livre. Ele permite que usuários sem conhecimento sobre desenvolvimento de software possam publicar e coletar respostas de questionários. As pesquisas podem incluir ramificações, estrutura (layout) e projeto personalizados. O sistema oferece análise estatística a partir dos resultados extraídos do questionário. O acesso às pesquisas ocorre de modo aberto ou controlado, por meio do uso de chaves/senhas disponibilizadas a cada participante. Pode ser aplicado tanto para ações de pesquisa de cunho acadêmico quanto administrativo da instituição.
  • Para maiores detalhes, acesse a página específica de cada serviço.