MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Sistemas Institucionais: Sistema Acadêmico / Qualidata

1. Descrição

Sistema institucional responsável pela gestão de informações acadêmicas de alunos e cursos ofertados pela instituição, abrangendo o nível técnico de ensino.

Para atividades didáticas, o sistema encontra-se disponibilizado aos usuários por meio do Módulo Web e para atividades administrativas e de gerência por meio do Módulo Interno.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e alunos.

3. Benefícios

  • Unificação e centralização das informações acadêmicas de nível técnico, de todas as unidades, em um único repositório de dados;
  • Relatórios, documentos e consultas padronizadas ou personalizadas para uso da tomada de decisão e aplicação na gestão institucional;
  •  Unidade no envio de informações para outros órgãos governamentais;
  •  Controle eletrônico de notas, frequência, conteúdo e material de aula;
  •  Acesso a dados acadêmicos (horário de aulas, turmas, disciplinas, alunos, matrizes curriculares e outros);
  •  Comunicação eletrônica entre docentes e discentes;
  •  Registro e controle eletrônico de informações acadêmicas;
  •  Agilidade na emissão de documentos para discentes.

4. Pré-requisitos

  •  Conta e e-mail institucionais com vínculo atualizado;
  •  Concessão de permissão de acesso ao Sistema Acadêmico;
  •  Para atividades didáticas: Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet) devidamente conectado à Internet para acesso ao Módulo Web;
  •  Para atividades administrativo-gerenciais: Estação de trabalho (computador, notebook) com o software Q-Acadêmico instalado para acesso ao Módulo Interno.

 
5. Como utilizar

Para acesso ao Sistema Acadêmico será utilizado o login e senha institucional cadastrada. Utilizar o login cadastrado na Conta Institucional (exemplo: fulano_araxa).

O acesso de professores ao sistema para lançamento de notas, faltas e conteúdo, além de outros recursos, deverá ser realizado por meio do Módulo Web. Para acesso ao módulo, o usuário deve acessar o link indicado no site institucional.

Para atividades administrativas e de gerência do sistema, o usuário deve acessar o software Q-Acadêmico instalado nas estações de trabalho da instituição. A solicitação de instalação do software Q-Acadêmico deve ser efetuada na Central de Serviços de TIC, escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Estações de Trabalho e Dispositivos Móveis” escolhendo a ação “gerenciar software”.

6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Sistemas Institucionais (Acadêmico/Qualidata)”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

Todas as unidades da instituição.