CEFET-MG

Sistemas Institucionais: Sistema Acadêmico / Qualidata

1. Descrição

  • Sistema institucional responsável pela gestão de informações acadêmicas de alunos e cursos ofertados pela instituição, abrangendo todos os níveis de ensino.

    Para atividades didáticas, o sistema encontra-se disponibilizado aos usuários por meio do Módulo Web e para atividades administrativas e de gerência por meio do Módulo Interno.

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos), estagiários e alunos.

 

3. Benefícios

  •  Unificação e centralização das informações acadêmicas, de todas as unidades e níveis de ensino, em um único repositório de dados;

  •  Relatórios, documentos e consultas padronizadas ou personalizadas para uso da tomada de decisão e aplicação na gestão institucional;
  •  Unidade no envio de informações para outros órgãos governamentais;
  •  Controle eletrônico de notas, frequência, conteúdo e material de aula;

  •  Acesso a dados acadêmicos (horário de aulas, turmas, disciplinas, alunos, matrizes curriculares e outros);
  •  Comunicação eletrônica entre docentes e discentes;
  •  Registro e controle eletrônico de informações acadêmicas;
  •  Agilidade na emissão de documentos para discentes.

4. Pré-requisitos

  •  Conta e e-mail institucionais com vínculo atualizado;
  •  Concessão de permissão de acesso ao Sistema Acadêmico;

  •  Para atividades didáticas: Estação de trabalho ou dispositivo móvel (computador, notebook, tablet) devidamente conectado à Internet para acesso ao Módulo Web;
  •  Para atividades administrativo-gerenciais: Estação de trabalho (computador, notebook) com o software Q-Acadêmico instalado para acesso ao Módulo Interno.

5. Como utilizar

  • Para acesso ao Sistema Acadêmico será utilizado o login e senha institucional cadastrada.
  •  O acesso de professores ao sistema para lançamento de notas, faltas e conteúdo, além de outros recursos, deverá ser realizado por meio do Módulo Web. Para acesso ao módulo, o usuário deve acessar o link indicado no site institucional.
  • Para atividades administrativas e de gerência do sistema, o usuário deve acessar o software Q-Acadêmico instalado nas estações de trabalho da instituição. A solicitação de instalação do software Q-Acadêmico deve ser realizado na Central de Serviços de TIC, escolhendo no campo “Categoria de Serviço” a opção “Estações de Trabalho e Dispositivos Móveis” escolhendo a ação “gerenciar software”.

 

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Sistemas Institucionais (Acadêmico/Qualidata)”.

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

 

7. Conteúdo técnico

  •  Não se aplica.

 

8. Unidades em que o serviço está disponível

  •  Todas as unidades da instituição.