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CEFET-MG

Correio eletrônico – dúvidas frequentes

Última modificação: Terça-feira, 24 de novembro de 2020

1. Depois que eu associar minha antiga caixa de e-mail para a nova continuarei a receber e-mails na antiga?

Não, uma vez que for realizada a associação, todos os novos e-mails enviados para o antigo endereço de e-mail serão redirecionados para a nova caixa de e-mail vinculada ao sistema de identidade única do CEFET-MG (https://iu.cefetmg.br/)

2. Depois da associação perderei meus e-mails da antiga caixa de e-mail?

Não. Após associar sua antiga caixa de e-mail, você deverá copiar os e-mails antigos armazenados nela para a nova caixa de e-mail. Atenção: a cópia das mensagens antigas é de responsabilidade do usuário e, por isso, recomendamos realizá-la o quanto antes. A SGI anunciará uma data de desligamento do serviço antigo de e-mails e, portanto, as caixas postais antigas ficarão inacessíveis.

3. Não vi as mensagens da conta antiga no serviço de e-mail novo, como devo proceder?

As mensagens da conta antiga ainda podem ser acessadas a partir da conta nova. Clique sobre a sua conta no menu, “Contas remotas”, e digite a senha da conta antiga. As mensagens e pastas da conta antiga poderão ser visualizadas e movidas para a conta nova.

4. Esqueci a senha do e-mail, como gerar uma nova?

Para trocar sua senha acesse o serviço disponível no link: “https://iu.cefetmg.br/recuperarsenha/passo1″.

5. Por quê às vezes é preciso clicar duas vezes em ‘Enviar’ para que a mensagem seja enviada? E por quê, nessas ocasiões, algumas palavras ficam da cor vermelha?

O novo sistema de email do CEFET-MG vem com o recurso de verificação ortográfica habilitado por padrão. Assim, ao clicar em ‘Enviar’ pela primeira vez, o sistema verificará o texto digitado. Se nenhum erro for encontrado, a mensagem será enviada. Caso contrário, a palavras com erros ortográficos serão destacadas em vermelho. Clique sobre ‘Continuar Editando’, corrija os erros e clique em ‘Enviar’ novamente.

Caso o corretor marque alguma palavra que esteja correta, apenas clique em ‘Enviar’ novamente para enviar a mensagem e ignorar a correção.

A verificação ortográfica está disponível nas línguas Inglês americano e Português brasileiro, e pode ser acionada a qualquer momento clicando no botão ‘Verificar Ortografia’ na tela de composição de mensagens.

6. Como desabilitar a verficação ortográfica automática?

O novo sistema de email do CEFET-MG vem com o recurso de verficação ortográfica habilitado por padrão. Caso queira desabilitar, acesse o serviço de email. Clique sobre o menu de configurações, com a imagem de uma engrenagem. Em seguida, escolha as opções ‘Preferências’ > ‘Correio’. Será aberta a tela de opções do correio eletrônico. Na coluna ‘Escrever’ clique sobre a opção ‘Composição’. Desmarque então a opção ‘Verificar ortografia antes de enviar uma mensagem?’ para desabilitar a verificação automática e clique no botão ‘Gravar’ para salvar a opção.

7. Como exportar os contatos do catálogo pessoal do email antigo e importar no catálogo pessoal do email novo?

Acesse o email antigo utilizando o campo site do CEFET-MG ou o endereço direto https://webmail.cefetmg.br.
Em seguida clique sobre “Catálogo de endereços” na barra horizontal superior, no alto da tela.
Na barra horizontal superior clique sobre “Importar/Exportar”.
Localize “Exportar Catálogo de Endereços” na parte de baixo da tela que se abre. Então escolha a opção “Valores separados por vírgula” em “Selecione o formato para exportar” e depois clique em “Exportar”.
Será inciado o download de um arquivo chamado “contatos.csv”. Salve-o num local de sua preferência.
Acesse o email novo utilizando o endereço https://email.cefetmg.br
No menu “Contatos” clique sobre o seu catálogo de endereços pessoal “Catálogo de …”.
No menu à esquerda clique sobre “Importar/Exportar”
Localize “Importar Contatos, Passo 1″ na parte superior da tela. Escolha a opção “Valores separados por vírgula” em “Selecione o formato do arquivo de origem:” e selecione o arquivo clicando em “Selecionar arquivo…”. Selecione o arquivo baixado no passo 5 e clique em “Próxima”.
Na tela seguinte clique em “Próxima”.
Na tela seguinte selecione “nome” na primeira lista e “Primeiro Nome” na segunda e depois clique em “Adicionar par”. Repita o processo para os pares “homeAddres” e “Endereço (residencial)” e “workAddress” e “Endereço (comercial)”. Clique em “Próxima”.
Verifique se uma caixa de notificação verde com a mensagem “Arquivo CSV importado com sucesso.” aparece.
Os contatos devem ter sido importados corretamente.

8. Por que não consigo anexar arquivos grandes?

Para o envio de mensagens, o tamanho total de todos os anexos deve ser menor que 20MB. Esse mesmo limite também se aplica ao tamanho aproximado da mensagem recebida.

A aplicação de limites de tamanho é necessária para que o serviço de entrega de mensagens não seja comprometido pelo processamento de grandes quantidades de dados de arquivos anexos. Lembramos ainda que tal limite é aplicado em praticamente todos os serviços de email no mundo. O serviço de email do Google, por exemplo, move os anexos com tamanho maior que o permitido para uma área específica de armazenamento na nuvem e envia junto com a mensagem apenas um link para o download. Assim, a mensagem é processada e enviada separada do arquivo.

Caso você possua um ou mais arquivos totalizando mais de 20MB, você pode utilizar o Filesender@RNP, que é o serviço de envio de aquivos em nuvem disponibilizado pelo CEFET-MG em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Embora o Filesender@RNP não esteja integrado à interface do email, é muito fácil utilizá-lo:
a. Acesse https://filesender.rnp.br e clique em “Acesso federado”.
b. Será mostrada a tela de seleção da Instituição de Origem filiada à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Escolha CEFET-MG na lista.
c. Será mostrada a tela de autenticação. Utilize seu CPF e a senha da sua Identidade Única (IU). Caso ainda não tenha criado sua Identidade Única acesse https://iu.cefetmg.br e siga a instruções.
d. A tela seguinte mostrará algumas informações da conta utilizada no acesso e dos dados enviados ao serviço Filesender@RNP. Clique em “Aceitar”.
e. A tela principal do Filesender@RNP é muito semelhante à tela de composição de mensagens de email: digite os endereços dos destinatários, um assunto e inclua uma mensagem. Você poderá escolher uma data de expiração de, no máximo, 20 dias a partir da data do envio. Em seguida selecione o arquivo e aguarde o carregamento. Quando o arquivo estiver completamente carregado, marque a opção “Eu aceito os termos e condições de uso do serviço”, após ler os termos de uso, acessíveis pela link “Exibir/Ocultar”. Clique no botão “Enviar”. Um email com o link e a sua mensagem será enviado para os destinatários adicionados. Você também receberá uma cópia dessa mensagem no seu email.
f. Os arquivos enviados ficam armazenados até a data de expiração e você pode vê-los acessando a opção “MEUS ARQUIVOS” no menu superior do Filesender@RNP. De lá você poderá remover o arquivo, reenviar aos destinatários originais ou até enviar outros destinatários.

9. No e-mail funcional (conta de setor) é possível enviar mensagens sem utilizar a minha conta pessoal?

Sim. Basta selecionar outra identidade no campo remetente (De) da tela de “nova de mensagem”.

10. Ao apagar uma mensagem do e-mail funcional (conta de setor) ela desaparece para os outros membros?

Sim. Os e-mails funcionais utilizam o recurso de “caixa postal compartilhada”, o que permite que toda operação realizada por um membro seja replicada aos demais. Umas das vantagens é a possibilidade de marcação das mensagens utilizando “etiquetas”, que podem ser padronizadas pela equipe, colaborando para a organização da caixa postal.