:: Catálogo de Serviços ::
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  • O presente catálogo destina-se a divulgar à comunidade institucional informações relevantes sobre os serviços ofertados e entregues pela SGI (Secretaria de Governança da Informação), bem como sobre as interfaces de comunicação entre a área de TI (Tecnologia da Informação) e os usuários por ela atendidos. Os serviços ora apresentados vinculam-se tanto a atividades acadêmicas quanto administrativas, motivo pelo qual a secretaria se relaciona com um público institucional ampliado (alunos, servidores docentes, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviço etc).
  •  Na construção do documento, objetivou-se privilegiar a perspectiva do usuário final dos serviços, o que implica que estes não são mostrados sob a compartimentação das áreas internas existentes na SGI. Tal divisão funcional interna é, nesse caso, transparente ao leitor. Entretanto, é oportuno mencionar que há serviços cuja execução é feita por equipes centralizadas na sede administrativa da instituição, enquanto outros são atendidos pelas equipes locais de cada unidade (Núcleos de Tecnologia da Informação).
  •  Destaque-se, ademais, que alguns recursos foram reunidos sob uma mesma rubrica de serviços observando-se sua orientação finalística ("Ferramentas de Ensino e Apoio"), a plataforma tecnológica que os suporta ("Portal Web") ou o contexto de sua aplicação ("Sistemas Institucionais").
  •  Ao acessar a página específica de cada serviço neste catálogo, o usuário encontrará os seguintes tópicos, dentre outros possíveis:
  • Descrição: indicação do escopo, dos limites e das características do serviço;
  • Usuários diretos: grupos de pessoas que podem demandar ações da equipe de TI para a prestação do serviço e que têm acesso direto aos recursos (sistemas, equipamentos e/ou acessórios) por ele disponibilizados;
  • Benefícios: lista dos principais retornos, ganhos e facilidades oferecidas;
  • Pré-requisitos: rol dos elementos necessários e obrigatórios para usufruir do serviço;
  • Como utilizar: orientações sobre como se habilitar, aderir, cadastrar-se, acessar, configurar, requisitar, agendar ou reservar o serviço ou elementos a ele associados. Pode conter, também, políticas e manuais de uso, além de guias rápidos de instrução;
  • Suporte técnico: meios de interação entre os usuários diretos e a área de TI para provimento do serviço (inclusive no modo de auto-atendimento, quando aplicável), para registro de incidentes (problemas, reclamações, interrupções e/ou degradações da qualidade) e para comunicação de requisições vinculadas ao serviço;
  • Conteúdo técnico: informações de cunho especializado destinadas a usuários que tenham conhecimentos adequados para implementar instruções de grau de complexidade mais elevado na plataforma/equipamento que suporta o serviço; e,
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  • Unidades em que o serviço está disponível: locais nos quais o serviço está ofertado e é operado pela área de TI.
  • É relevante salientar, também, o caráter dinâmico com que se pretende tratar este documento. Sempre que necessárias, atualizações serão implementadas procurando evidenciar ao público os recursos, sistemas e ferramentas providos por esta secretaria.
  • Por fim, a SGI reitera sua atribuição de manter a busca pelo aperfeiçoamento de seus processos internos, pela melhoria contínua no atendimento à comunidade e pela oferta de serviços plenamente alinhados com as diretrizes de desenvolvimento organizacional e com os objetivos estratégicos institucionais, fornecendo suporte tecnológico e informacional para os segmentos acadêmico e administrativo, bem como para a consolidação sustentável da educação pública, gratuita e de excelência que, historicamente, tem caracterizado nosso centro de ensino.



 

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