CEFET-MG

Telepresença

1. Descrição

  • Os serviços de Telepresença permitem a utilização de recursos para reunião virtual, por meio eletrônico, com o uso de Videoconferência ou de Conferência via Web.

    O serviço de Videoconferência encontra-se disponibilizado aos usuários em salas especiais providas de equipamentos específicos.

    A Conferência via Web pode ser realizada em qualquer local da instituição utilizando a própria estação de trabalho do usuário.

2. Usuários diretos

  • Servidores (docentes e técnico-administrativos).

3. Benefícios

  •  Redução no gasto institucional com diárias;
  •  Facilitação da comunicação entre usuários com uso de recursos de reunião virtual;

  •  Flexibilidade para agendamento de horário de reuniões

4. Pré-requisitos

  •  Para Videoconferência: Agendar sala virtual com a equipe técnica por meio da Central de Serviços; definir uma equipe de apoio responsável pelo evento em cada unidade participante; preparar o ambiente físico em cada local participante; convocar os participantes; realizar a reserva da sala física junto ao setor depositário da chave do ambiente.
  •  Para Conferência via Web: Agendar horário com a equipe técnica por meio da Central de Serviços; providenciar estação de trabalho (computador, notebook) devidamente conectada à Internet; providenciar acessórios aplicáveis (fone de ouvido, microfone, caixa de som e microcâmera); convocar os participantes.

5. Como utilizar

  • Abrir uma solicitação de agendamento na Central de Serviços, selecionando uma requisição para o serviço “Telepresença”.
  • Aguardar a confirmação do agendamento solicitado, a qual será informada no próprio chamado aberto na Central de Serviços (na área de follow-up/acompanhamento).
  •  Para o serviço de Videoconferência: Após a confirmação, comparecer à sala de videoconferência na data e horário agendados. Ao final da reunião, comunicar o encerramento do evento ao técnico de TI responsável pela disponibilização do serviço.

  •  Para o serviço de Conferência via Web: A equipe técnica irá repassar o link a ser utilizado, via Central de Serviços,  o qual deverá ser divulgado aos participantes.

6. Suporte técnico

  • A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Telepresença”.

    Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

  • Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

  • Todas as cidades em que há ponto de presença da instituição. Deve-se observar que, em Belo Horizonte, está disponível uma única sala para o serviço de  videoconferência, localizada na sede administrativa da instituição.