MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Telepresença

Última modificação: Segunda-feira, 6 de abril de 2020

1. Descrição

Os serviços de Telepresença permitem a utilização de recursos para reunião virtual, por meio eletrônico, com o uso de Conferência Web ou Videoconferência .

A Conferência Web é disponibilizada pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), podendo ser realizada em qualquer local utilizando uma estação de trabalho (computador, notebook), smartphone ou tablet, desde que conectado à Internet.

O serviço de Videoconferência encontra-se disponibilizado aos usuários em salas especiais providas de equipamentos específicos.

2. Usuários diretos

Servidores (docentes, técnico-administrativos) e convidados devidamente autorizados.

3. Benefícios

  •  Redução no gasto institucional com diárias;
  •  Facilitação da comunicação entre usuários com uso de recursos de reunião virtual;
  •  Flexibilidade para agendamento de horário de reuniões.

 

4. Pré-requisitos

  • Para Videoconferência: Agendar sala virtual com a equipe técnica por meio da Central de Serviços; definir uma equipe de apoio responsável pelo evento em cada unidade participante; preparar o ambiente físico em cada local participante; convocar os participantes; realizar a reserva da sala física junto ao setor depositário da chave do ambiente.

 

  • Para Conferência Web: Possuir conta institucional (Identificação Única) para gerenciar a sala de conferência web; providenciar estação de trabalho (computador, notebook), smartphone ou tablet devidamente conectado à Internet; providenciar acessórios aplicáveis (fone de ouvido, microfone, caixa de som e microcâmera); convocar os participantes.

 

5. Como utilizar
5.1 Videoconferência
  • Abrir uma solicitação de agendamento na Central de Serviços, selecionando uma requisição para o serviço “Telepresença”.
  • Aguardar a confirmação do agendamento solicitado, a qual será informada no próprio chamado aberto na Central de Serviços (na área de follow-up/acompanhamento).
  • Após a confirmação, comparecer à sala de videoconferência na data e horário agendados. Ao final da reunião, comunicar o encerramento do evento ao técnico de TI responsável pela disponibilização do serviço.

 

5.2 Conferência Web

  • Acessar o recurso pelo endereço https://conferenciaweb.rnp.br, selecionar “entrar”, fazer o login utilizando a Federação CAFe (Comunidade Acadêmica Federada) com seu CPF e senha da IU e “começar uma reunião”.
  • Para convidar as pessoas para a reunião, copie o “seu endereço” e compartilhe.
  • Convidados que não fazem parte do CEFET-MG e da Federação CAFe podem selecionar “não possuo conta” e acessar a sala definindo um nome e aguardando a aprovação pelo gestor da sala virtual.

 

Para mais detalhes, acesse o manual do usuário do serviço de Conferência Web da RNP:
https://wiki.rnp.br/pages/viewpage.action?pageId=118602573

 6. Suporte técnico

A comunicação de incidentes ou requisições para o presente serviço deve ser feita por meio da Central de Serviços de TIC (http://cs.sgi.cefetmg.br). Após o acesso, no campo “Categoria de Serviço” procure a opção “Telepresença”.

Apenas nos casos excepcionais nos quais o usuário não tenha as condições mínimas para acesso à Central de Serviços ou se o tipo de incidente/requisição não estiver listado nas opções nela existentes, o ponto de contato secundário é o Núcleo de TIC da respectiva unidade.

7. Conteúdo técnico

Não se aplica.

8. Unidades em que o serviço está disponível

O serviço de Conferência Web está disponível em qualquer local conectado à Internet.

O serviço de Videoconferência está disponível em todas as cidades em que há ponto de presença da instituição. Deve-se observar que, em Belo Horizonte, uma única sala para o serviço de  videoconferência, localizada na sede administrativa da instituição.